Visão pedagógica
A criança já nasce com características e potencialidades que fazem dela um ser único no mundo. Por isso, nosso trabalho tem como princípio basilar o respeito pelo ritmo de desenvolvimento e de aprendizagem próprio a cada um de nossos alunos. Trabalhamos de forma lúdica e sistematizada, com atividades planejadas para ampliar a experiência e o conhecimento de mundo da criança, sem jamais perder de vista a importância da brincadeira. Nos anos iniciais, o trabalho é predominantemente lúdico. À medida em que aumenta a faixa etária, e as crianças consolidam suas conquistas cognitivas, psicomotoras e sensoriais, a rotina escolar passa a incluir mais atividades sistematizadas. Mas isso é feito de maneira suave e gradativa. A partir do Maternal II, nossos alunos começam a realizar pesquisas e registros mais conscientes de tudo o que aprendem. Quando chegam à Pré-Escola II, já são capazes de assumir uma postura propícia ao trabalho da pré-alfabetização, realizando suas tarefas de maneira mais autônoma e organizada.
tEMAS GERADORESO nosso trabalho pedagógico é pautado em Temas específicos para cada faixa etária: “Quem sou eu?” (Berçário), “O Meu Mundo” (Maternal 1), “O Mundo à Minha Volta” (Maternal 2); “O Mundo da Minha Cidade” (Pré 1) e “O Brasil e Suas Origens” (Pré 2). Como se vê, o objetivo é ampliar concentricamente o escopo da experiência imaginativa e cognitiva da criança. Cada Tema Gerador compreende várias Unidades de Experiência, que são desenvolvidas ao longo do ano letivo, por períodos mais curtos. Além disso, também trabalhamos na Rabisco com Projetos Verticais que envolvem e congregam toda a escola.
|
UnidadeS de ExperiênciaA Unidade de Experiência compreende atividades organizadas a partir de um assunto próximo da vivência da criança. Tomemos como exemplo a Unidade “Plantas”, do Maternal II. A professora regente formula questões que despertem o interesse das crianças. “Quais são as plantas que temos na escola? Há plantas na sua casa? Estimulada a curiosidade, as crianças realizam pesquisas em casa, sob a orientação dos pais, e trazem os resultados para a sala de aula. O assunto vai sendo desenvolvido de modo mais detalhado ao longo da Unidade, a partir das respostas e reações das crianças e de suas famílias.
|
pROJETOS CULTURAISUm dos objetivos da educação escolar é potencializar o processo de transmissão cultural, propiciando às crianças o conhecimento e a fruição do legado intelectual e artístico das gerações anteriores. Na Educação Infantil, a meta é ampliar a visão de mundo da criança, permitindo que enriqueça seu imaginário com referências que a levem além de sua vivência cotidiana imediata, respeitando, contudo, a sua imaturidade afetiva e cognitiva. Assim, a cada semestre, toda a escola é envolvida em um projeto cultural centrado em um grande artista, movimento ou gênero da música, literatura ou das artes plásticas.
|